04 maio 2014

Este dia não voa mais…
















Era uma vez, uma pomba que jazia na pedra que coabita com a brisa do mar e a areia que a si se estende.
O pôr-do-sol seduziu-me a avistar o oceano de perto… No epicurista convite, deparei-me com o ritual que trazia e levava ondas em total desapego…
Sentei-me e fiz-lhe companhia, mas será que estaria eu a receber a companhia da silenciosa morte? Pensava eu que estaria a ser inconveniente… Inoportuna, talvez… Foram tantos os que se aproximaram junto daquele exemplar, que se a curiosidade existe, acredito que possa ser a solidariedade com aquela alma, o fio condutor… Já eu, permaneci!
Novos, velhos, ninguém lhe ficou indiferente… Nos que se aproximaram… Uns acharam que ela estava ali sossegada a meu lado, outros ficaram desiludidos pela sua quietude funesta.
Houve um senhor que há algum tempo observava, sentado, as movimentações e ‘peregrinações’ à pomba… Acabou por vir até ela, constatou a pior hipótese de perto. Comentou comigo, como aquela ave ficou ali tão sossegada. Ao longe parecia viva pela forma como estava aninhada. Achou curioso, como o macho lhe fez a corte e esteve em cima dela, em diversas investidas – Qual abutre da espécie…? Qual macho bravo primitivo? – Contemplou as anilhas que a levariam ao seu pombal… Ter-se-ia perdido dos seus? Estaria em competição?
Disse-me boa tarde e afastou-se…
Logo de seguida um ‘canito’ latia junto do seu dono, que suavemente examinava a pomba. Foi aí que vi que estava magoada junto a uma pata… Pousou-a, deixando-a à sua sorte…
Da brisa veio o vento norte furioso, que me expulsou da vigília involuntária.
Não cheguei a ver o sol a pôr-se. Aqui, nem o santo patrono das causas desesperadas e, ou perdidas interveio… Há momentos assim: “- fatais como o destino!” Como a minha mãe costuma dizer!

Amanhã será outro dia. Este, já não voa mais.


Sem comentários: