18 setembro 2005

Mais Momentos Literários de paixão

«Se a minha amada um longo olhar me desse
Dos seus olhos que ferem como espadas
Eu domaria o mar que se enfurece
E escalaria as nuvens rendilhadas»

Cesário Verde in Poesia Completa

«Às vezes é mesmo triste não conhecer a tristeza.
Mas também não vivas dentro das lágrimas.
O sofrimento só é bom para quem não o tem.»

Nelson Saúte in O Apóstolo da Desgraça

«Não podemos amar-nos umas às outras, porque nos percebemos demasiado bem.»

Rita Ferro in Uma Mulher Não Chora

«Só morrem, desaparecem de vez, as pessoas que não foram amadas.»

Zélia Gattai in Città di Roma

«De amor nada mais me resta que um Outubro
e quanto mais amada mais desisto:
quanto mais tu me despes mais me cubro
e quanto mais me escondo mais me avisto.»

Natália Correia in Poesia Completa

«A sua intimidade com o amigo tornava natural e humano aquele dispor de todas as pedras negras num tabuleiro de fraqueza, como parceiros que alteram as posições do jogo em silêncio.»

Vitorino Nemésio in Mau Tempo no Canal

«E antes que venhas
Do gelo & fogo das artérias de todo o mundo
Já te sinto! Aqui
Como um coração que bate à porta da sua namorada.»

Corsino Fortes in A Cabeça Calva de Deus - Obra Poética

«Dizia "te amo mais que tudo" no meio do almoço, dizia no cinema, no supermercado, na frente dos outros; eu achava estranho ela dizer isso a toda hora, mas acabei por me acostumar.»

Chico Buarque in Estorvo

«Meu amigo verdadeiro, quem me vos levou tão longe?»

Bernardim Ribeiro in Menina e Moça

«O mar é sempre fiel se o mantivermos gravado na altura devida. Como o amor, se o mantivermos na memória, na devida altura.»

Armando Silva Carvalho in O Homem que Sabia a Mar

«Trago-te no riso enterrado, nas lágrimas que me lançaste, escadas de incêndio para a sabedoria da felicidade, na pele escaldada pelo brilho da noite, depois do mar.»

Inês Pedrosa in Fazes-me Falta

Sem comentários: