25 julho 2011

Feridas Expostas [VI]


Rafael questionava-se por diversas vezes sobre a eventualidade da saudade ter um período de tempo para começar a aparecer…
Breves segundos…? Dias…? Semanas…? Meses…? Anos…? (…)
Para o soldado da paz, a saudade não é mais que um verdadeiro “contentamento descontente”, dada a sujeição à equação de tempo sempre tão (im)previsível)! E, no seu trabalho como voluntário a experiência dirimia essa mesma imprevisibilidade, dado que assistia em catadupa a últimos espasmos, a últimas tentativas de sobrevivência, encarando sempre as mais macabras e diversas manifestações de um fim, bem como as mais diversas imperfeições que a vida engenhosamente ancora.
Da mesma forma que se sentia perdido nesta vida, todos os socorros que prestava o aliviavam. Talvez bebesse na esperança nos outros, a que estaria reservada para si.
Naquela manhã chuvosa, ele estava de folga, pois o comandante da corporação recomendara que ele descansasse mais, para que as ocorrências não lhe cambaleassem por completo o discernimento. Pelas suas recentes atitudes, Rafael demonstrava um crepúsculo de emoções ambíguas, talvez porque afinal, nem tudo o que é idealizado se trata de um ideal. As expectativas serão sempre meros sonhos que nunca ou raramente sairão do armário ou do nosso consciente mais apurado. É retórica. Óbvio que se trata de pura retórica, quando se exprimem ideias que nunca se vão vivenciar ou que serão sempre verdades inconclusivas.
O sentido altruísta que Rafael mantinha desde sempre era largamente saudado pelos colegas do quartel e seus superiores, depois de 15 anos prestando um serviço notável, o inevitável batia-lhe à porta do coração…
Eram 7 horas da manhã, quando em sobressalto o bombeiro fora chamado de urgência para socorrer um acidente de viação, uma vez que dois colegas que estariam de prevenção no quartel, adoeceram.
Rafael, Carlos e Paulo dirigiam-se para o local do sinistro. Quando se começavam a aproximar, Rafael começa a perder as suas capacidades motoras e pede a Paulo que troque com ele a condução do veículo. Os colegas preocupados com Rafael pedem reforços junto das corporações vizinhas. Algo se anunciava. Um nervosismo imenso, a castração de movimentos, um mal-estar indefinido fez com que parassem a viatura de emergência para que o socorressem primeiro. Rafael estava a braços com uma paragem cardíaca, prevendo o que o seu corpo não conseguira alcançar.
Inevitavelmente, aquela ambulância passara no local do acidente onde já outros colegas tomavam conta da ocorrência. Rafael ergueu-se levemente na passagem, sob convulsões repetidas. O seu coração estava certo, era o automóvel dos seus pais que se tinha despistado numa curva, devido ao piso molhado.
As gotas de chuva batiam no vidro, enquanto engrossavam. Aquele temporal e os quilómetros de rua que se iam galgando, deixavam para trás muito mais que meras afinidades.
Rafael pressentira que quem lhe dera o coração, estaria por aquela altura a torturá-lo, com as mais diversas interrogações e, nessa encruzilhada de pensamentos difusos, o soldado perde os sentidos, obrigando os colegas, perturbados e desprotegidos, a uma corrida contra o tempo, que objectivamente raramente se sabe quantificar…
Rafael estava na casa dos 30 anos. De estatura alta era saudável e forte. Nada o parava até àquele trágico momento em que transbordaram emoções díspares, que o afligiam de tal ordem, que ele, parte integrante da pseudo santíssima trindade familiar, parecia prestes a ceder ao infortúnio, levando consigo as suas origens e os seus pais…
São estes momentos plenos de terrorismo que abalroam mesmo uma pedra no sentir…
José e Leonor após várias tentativas de reanimação, conseguiram manter-se presos à vida… Já Rafael fez um lento percurso de regresso à vida. Talvez tenha tocado levemente o limite...
Lentamente, Rafael entreabria os olhos. José e Leonor olhavam o despertar do coma induzido do filho e sorriam para Mara, sua companheira.
O soldado da paz tinha sido resgatado da morte e, independentemente dos fenómenos paranormais, que ali poderiam estar afectos, demonstrou-se o quanto o fio condutor de vida é feito de necessidades várias entre os mais diversos intervenientes da sociedade, sejam eles os mais próximos ou inteiramente anónimos.
Mara derramou várias lágrimas, talvez de saudade transformada em felicidade… Tinha o seu homem de volta… Nunca mais queria sentir aquela angústia de quase perda… De despedida antecipada… Contudo, sabia que a vida tem reservas incalculáveis de circunstâncias imprevistas.
É nos momentos mais trágicos da vida que a saudade despoleta. Talvez tenhamos a presunção de considerar que os que nos rodeiam e os que amamos são eternos. No entanto, é na distância física ou funesta que se contabiliza o tamanho do sentimento:
SAUDADE…

Sem comentários: